Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Full Frame

Parabéns Stevie Wonder

Stevie-Wonder-008.jpg

 

Stevland Hardaway Morris, mais conhecido por Stevie Wonder, nasceu há exactamente 65 anos. Cantor e compositor, começou a sua carreira profissional com apenas 11 anos, quando assinou um contrato com a editora discográfica Tamla Records. Gravou mais de três dezenas de grandes hits que estiveram nos Tops e já ganhou 25 Grammys.

 

Stevie Wonder começou por cantar num coro de igreja em Detroit (Michigan) e foi aprendendo alguns instrumentos como harmónica, piano e tambor como autodidata, isto antes de completar 10 anos de idade.

 

 

Em 1962 passa a ser conhecido por Little Stevie Wonder, começa a trabalhar com um compositor da editora discográfica e lança assim o seu disco intitulado "Little Stevie Wonder: The 12 Year Old Genius".

 

 

"Fingertips" foi o seu primeiro single que se tornou num grande sucesso

 

 

Aos 13 anos chega novamente aos Tops dos Estados Unidos com "Fingertips Part 2", gravado em 1963 ao vivo durante a apresentação da tournée "Motor Town Revue", parte integrante do álbum "Recorded Live: The 12 Year Old Genius".

 

Um ano mais tarde estreia-se no cinema em "Muscle Beach Party" com o papel dele próprio enquanto Little Stevie Wonder, onde canta "Happy Street".

 

 

Em 1964 retira o "Little" do seu nome artístico e lança vários grandes sucessos como "Uptight (Everything's Alright)", "With a Child's Heart".

 

"Blowin' in The Wind" (cover de uma canção de Bob Dylan), foi também um dos grandes sucessos dos anos 60 e conta com a participação do seu produtor e mentor Clarence Paul. 

 

Quatro anos mais tarde, e após trabalhar como compositor para a Motown, Stevie Wonder lança um disco apenas com faixas instrumentais de Soul e Jazz sob o pseudónimo de "Eivets Rednow" que também é o nome do disco, mas sem grande sucesso.

 

 

Eivets Rednow não é mais do que o próprio nome do cantor escrito ao contrário

 

 

No início dos anos 70, Stevie Wonder lança "Talking Book" (1972) que continha grandes sucessos como  "Superstition" e "You Are The Sunshine of My Life" que ganharam três Grammys.

 

  

"Superstition" chegou ao Top Hot 100 da Billboard

 

 

A tournée "The Rolling Stones American tour 1972", foi um dos factores de sucesso destes dois temas.

 

 

"Songs in the Key of Life" (1976), álbum duplo com um EP extra, característico pela convergência de diferentes estilos, ambicioso e, em algumas partes, liricamente complicado. O disco esteve durante 14 semanas não consecutivas na primeira posição do Top da Billboard e ocupa a 56ª posição na lista dos 500 álbuns melhores de todos os tempos.

 

"I Just Called to Say I Love You" (1984) foi gravada para a banda sonora do filme "A Dama de Vermelho" de Gene Wilder e um ano mais tarde ganha um Óscar de Melhor Canção Original.

 

 

 

Lady Gaga, Beyoncé, Gary Clark Jr., Ed Sheeran, John Legend foram alguns dos artistas que homenagearam Stevie Wonder, na Gala dos Grammys este ano, após a entrega dos prémios.