Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Full Frame

"The Freddie Mercury Tribute" faz hoje 23 anos

Freddie-Mercury-queen-17230281-1024-768.jpg

 

 

"The Freddie Mercury Tribute Concert" juntou grandes nomes do panorama músicla a 20 de Abril de 1992, no Estádio de Wembley (Londres). O estádio abriu as portas para algumas dezenas de milhares de pessoas, para aquele que viria a ser um dos melhores tributos a um dos grandes ícones da música: Freddie Mercury, vocalista dos Queen.

 

 

O concerto foi difundido em 76 países via rádio e TV, ao mesmo tempo que 72 000 pessoas o presenciavam.

 

 

Emoção era a palavra de ordem deste concerto, pois todos recordavam com saudade Mercury que morreu aos 45 anos, vítima de uma broncopneumonia agravada por ter SIDA. Por saber o que o destino lhe reservava, e prevendo uma morte precoce, Mercury fez questão de escrever e gravar tudo antes que a morte o visitasse, perpetuando assim o seu legado musical.

 

 

O concerto foi pensado pelos restantes membros dos Queen (John Deacon, Brian May e Roger Taylor) em conjunto com o produtor Jim Beach para celebrar a vida e a carreira de Freddie Mercury ao mesmo tempo que angariavam fundos para a Mercury Phoenix Trust, fundação criada um ano após a morte do vocalista que visa ajudar a combater a SIDA pelo mundo.

 

 

Os 72 mil lugares no estádio esgotaram em apenas três horas, mesmo sem o público saber quem eram os artistas convidados a participar neste show.

 

 

Há exactamente 23 anos atrás subiam ao palco do estádio grandas bandas influenciadas pelos Queen como os Metallica, Extreme, Guns N'Roses, Def Leppard, onde cantaram e encantaram todos os que assistam pelas mais diversas vias com os clássicos dos Queen, que são tão bem recordados nos dias hoje, preenchendo assim a primeira parte do espectáculo.

 

Na segunda parte do concerto, David Bowie, Annie Lennox, George Michael e Elton John, amigos e colegas de Mercury, juntaram-se aos restantes membros dos Queen e interpretaram algumas das canções mais emblemáticas da banda como "Tie Your Mother Down", "I Want To Break Free", "Under Pressure", "We Will Rock You", "We Are the Champions".

 

Se não tivesse conhecido as letras de Freddie Mercury quando era miúdo não sei onde estaria hoje. Foi ele quem me ensinou sobre todas as formas de música e me abriu a mente. Nunca houve um professor melhor na minha vida - Axl Rose

 

Foram vários os duetos mas houve um que teve maior destaque: Elton John e Axl Rose que interpretaram o clássico "Bohemian Rhapsody", o mais aplaudido de todo o espectáculo, levando todos os presentes a cantar em uníssono. Mas o espectáculo não foi feito só de duetos. George Michael também teve bastante destaque no concerto ao cantar "Somebody to Love" mostrando grande capacidade vocal para interpretar este tema dos Queen.

 

"The Freddie Mercury Tribute Concert" termina com Axl Rose a interpretar "We Will Rock You" e "We Are The Champions" por Liza Minnelli, onde todos os convidados retornam ao palco e cantam em conjunto o refrão.

 

O concerto foi gravado e lançado em 2002, 10 anos depois desta grande homenagem ao vocalista dos Queen, num DVD duplo. A 20 de Setembro os Queen vão subir ao palco do Rock in Rio Brasil acompanhados por Adam Lambert